Um pouco de Brasília

fevereiro 11, 2014

Como (quase) todo estudante de arquitetura que já se deixou fascinar pelo modernismo brasileiro, tinha muita vontade de conhecer a cidade da fantasia modernista, vulgo nossa capital do país.
Apesar de eu já ter enchido o saco da doutrina que nos aplicam na faculdade de que arquitetura brasileira se resume ao modernismo, somente modernismo, nada mais que modernismo (aff...), eu precisava ir conhecer ao vivo e a cores (nem tantas cores assim) a cidade projetada pelo Lucio Costa com as esculturas-edifícios do Niemayer.
E em agosto de 2010 eu fui pra lá passar um final de semana conhecendo Brasília.

o famoso e simbólico Congresso Nacional
 Acho um pé no saco nossas escolas de arquitetura pregarem nos alunos que as características essenciais do modernismo devam ser aplicadas em quase tudo até hoje, como pilotis, formas puras, janela em fita, zzzzzzzzzzzz...Não quero e nem vou tirar o mérito que esse período teve na história da arquitetura nacional e mundial, só acho que devemos aceitar que ele já terminou (há muito tempo) e seguir adiante.
Mas nem por isso deixo de admirar as obras modernistas mais lindas que já vi: edifícios de Brasilia.
o Supremo Tribunal Federal, parte da praça dos 3 poderes (junto ao congresso e ao Palacio do Planalto), sublime!!
o Palacio da Justiça, outro prédio impressionante
o Eixo Monumental, visto da torre de TV, é o "corpo" do avião que forma Brasilia, com suas asas Norte e Sul à direita e esquerda respectivamente. Neste eixo que estão os principais edifícios administrativos do governo, e o final do eixo é a Praça dos 3 Poderes.
 Sem dúvida nenhuma, o edifício mais lindo da capital, e talvez um dos mais lindos do mundo, é a Catedral de Brasília. Não sou uma pessoa nada religiosa, mas adoro entrar em igrejas para me deslumbrar com as edificações em si. E esta catedral me deixou boquiaberta de tão bonita que ela é, em toda sua simplicidade.
no dia, ela estava cheia de tapumes para as reformas, mas ainda dava pra visitar. A entrada se dá por um túnel subterrâneo que não interfere nessa forma principal, criando uma sensação única ao sair do túnel escuro e entrar num ambiente super iluminado e leve.
a sensação de estar ali dentro é única!

Mas nem só de edifícios monumentais existe Brasilia. As famosas super quadras foram feitas para atender as principais demandas dos moradores ali instalados, com edifícios de 6 pavimentos (a distância máxima para uma mãe chamar seu filho no jardim da janela, segundo Lucio Costa), térreo livre para todos poderem circular por entre os prédios, escolas, praças e pequenos comércios. Claro que isso ficou na utopia dele, pois hoje muita coisa teve que ser adaptada, como cercar os térreos dos predios para ter controle de quem acessa, criação de centros comerciais não previstos no plano original, etc.
no meio de uma superquadra
a Igreja de Nossa Senhora de Fatima, que foi  construída em uma superquadra da Asa Norte para a primeira dama Sarah Kubitschek pagar uma promessa
a ponte JK cruzando o lago Paranoá
Brasília é uma cidade única, sem dúvida, mas ela nasceu de uma utopia modernista que não deu muito certo, pois foi projetada para o automóvel (muitas ruas não tem calçada) e para uma população de algumas centenas de milhares de habitantes que hoje já supera 2 milhões. Como mais uma cidade grande brasileira que não teve um bom planejamento urbano, ela tem seus inúmeros problemas, mas com certeza vale a pena visitá-la para conhecer esse nosso exemplo máximo que foi a arquitetura moderna brasileira.

You Might Also Like

7 comentários

  1. Eu estive uma vez em Brasília, mas foi a trabalho e super corrido. Lamentei nâo ter tido tempo de ver tudo com mais calma :-(. Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  2. Acho muito interessante essa ponte JK,sempre q vou a Brasilia gosto de passar por ela,aliás, toda a cidade é uma aula de arquitetura,né?

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei que BSB era a cidade perfeitinha do Brasil (estruturalmente falando). Neeem
    Mas suas fotos ficaram lindas e gostei de te ver nelas rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Uma cidade com seus erros e acertos, mas com uma história única. Adoro os residenciais acompanhando a inclinação do terreno: sabia que era para quem passasse poder ver até o fundo? Parece que lá nada é por acaso...

    ResponderExcluir
  5. Eu não curto muito o modernismo, mas essa Catedral realmente é linda!

    ResponderExcluir
  6. Muito massa esse post! Eu quero muito conhecer Brasilia. Acho super interessante essas obras modernistas. Eu acho que eh um destino que todo brasileiro deveria pelo menos estar interessado em conhecer. Essa catedral eh maravilhosa! Adorei as fotos! :)

    ResponderExcluir
  7. EU sou suspeita pra falar porque morei toda a infância em Brasília, mas nao consigo entender como as pessoas em geral nao tem nem vontade de conhecer essa cidade única!! Muitas concordavam comigo "agora que vc falou da até vontade conhecer, mas antes nunca nem tinha pensado". Concordo com a thisgermanlife.com é um destino que todo brasileiro devia pelo menos querer conhecer!
    As fotos estão lindas!
    Bjs

    ResponderExcluir

Instagram