Arquiteturas interessantes: Instituto Mundo Árabe em Paris

janeiro 14, 2015

No início de 2013, quando visitei a capital francesa, falei sobre várias coisas legais de lá, mas deixei pra contar depois sobre alguns lugares, só que acabei me enrolando e demorou mais que o esperado. Mas enfim, hoje vou falar sobre um deles, já que Paris está nos trending topics mundiais.

Instituto do Mundo Árabe (Institut du monde arabe)



Este edifício foi projetado pelo arquiteto Jean Nouvel em 1981, vencedor de um concurso para abrigar o instituto que tem como objetivo divulgar a cultura árabe, e foi aberto ao público em 1987.



É um edíficio de arquitetura ocidental, mas com detalhes do mundo oriental (no caso árabe), como por exemplo as janelas com diafragmas que formam os muxarabis que abrem e fecham conforme a luz do sol.



Também foi criada uma "ponte" que une duas alas do edifico que simbolizam o ocidente se unindo ao oriente e vice versa


No terraço existe um restaurante panorâmico com vista para os fundos da catedral de Notre Dame.



detalhes no piso do terraço

vista para a Notre Dame

Na entrada do instituto tem um elemento meio ameba que não descobri o que acontece ali. Detalhe para o piso, que segue os mesmos desenhos das janelas de muxarabis.



Tem um video no youtube que mostra melhor como é o edificio:

Por hoje é só!

You Might Also Like

3 comentários

  1. wow, essa vista... e que impressionante esse edifício. só fiquei com um pouquinho de tic com essa ameba. manda avisar que tá amassada haaha.
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Pois é...interessante aquela foto com a passagem entre os 2 prédios,unindo ocidente e oriente..mas qdo.será q isso realmente vai acontecer????

    ResponderExcluir
  3. Conheço Notre Dame dos livros de Alexandre Dumas <3
    É muito mais lindo do que eu imaginava.

    ResponderExcluir

Instagram